Os corredores de fundo raramente se preocupam em exercitar a técnica de corrida.Preocupados apenas com a sua resistência, esquecem que a postura adequada ao gesto técnico característico da corrida de longa distância pode ser fundamental para melhorias indiscutíveis referentes à sua velocidade e economia de esforço.
Ao aliar o seu estilo pessoal de correr com a biomecânica própria da corrida, o corredor aprende a se deslocar com mais eficiência.A eficiência de uma boa técnica de corrida pode ser vista na suavidade das passadas, na elegância do deslocamento constante e firme, na maior velocidade desenvolvida sem aparentar “fazer força”, na economia de movimentos e no menor consumo de energia para a realização da tarefa.
Aprender a correr de modo eficaz e eficiente é possível aos corredores, desde os jovens aos mais experientes.Alguns fatores como a coordenação motora, o equilíbrio muscular e a percepção espaço-temporal podem afetar de modo decisivo o aprendizado da técnica de corrida. Por essa razão, alguns corredores encontram muitas dificuldades em aprender o gesto técnico econômico e eficiente. Podem até correr bem, no sentido de alcançarem marcas expressivas; porém, poderiam render muito mais se treinassem e/ou aprendessem a correr de modo eficiente (veja o exemplo de corredores que se contorcem, fazem caretas desnecessárias, correm “sentados” e outros mais).
Exercícios de caráter pedagógico como skipping baixo (1) e skipping alto (2), para citar apenas os mais conhecidos, se forem realizados pelos corredores de modo sério e durante todo o ano, podem contribuir para a evolução do gesto técnico que caracteriza a corrida de fundo.
Os corredores devem estar atentos a todos os detalhes que possam melhorar a sua aptidão em correr com cada vez mais eficácia e eficiência.A eficiência mecânica do gesto técnico da corrida de fundo, como já dissemos, irá se traduzir em uma distribuição adequada da energia em cada passada, em cada respiração e em cada movimento realizado.
O corredor consciente da necessidade de aprimorar constantemente a técnica de corrida será beneficiado por uma postura firme e suave, e por uma passada segura e econômica. Os movimentos desnecessários serão eliminados, a velocidade de corrida irá aumentar e o gasto de energia será reduzido. Enfim, a corrida se torna mais elegante e eficiente e novas marcas podem ser alcançadas.
1. skipping baixo 2. skipping alto
Pós-graduado em Fisiologia do Exercício e Treinamento Esportivo pela UnifespConsultor em Preparação Física da Revista Contra-RelógioColaborador da Revista Spiridon (Portugal)Professor do Curso de Extensão Universitária em Preparação de Corrida de Fundo da UniFMU
Nenhum comentário:
Postar um comentário